Publicado em 8 Maio, 2020

Vencedora do Concurso da Grande Marcha de Lisboa 2020

‘Amália é Lisboa’ é o título da vencedora do Concurso Grande Marcha de Lisboa 2020 e, excecionalmente, será apresentada nas Festas de Lisboa do próximo ano.

De um total de 42 candidaturas recebidas nesta edição do concurso, mais 17 do que no ano passado, o tema, com letra de Joaquim Isqueiro e música de José Reza, foi escolhido pelo júri composto, este ano, por Renato Júnior (em representação da Sociedade Portuguesa de Autores) e pelos músicos Carlos Mendes e Rita Guerra.

Depois de vencerem o Concurso Grande Marcha, em 2009, Joaquim Isqueiro e José Reza repetem agora a vitória. Naturais de Lisboa, dividem a vida profissional com a música, “um hobby de sempre”. No caso de José Reza, o “hobby, vai um pouco mais além, tendo gravado vários discos, o primeiro nos anos 1970, acompanhado pelo Quarteto 1111. Nesta altura, chegou mesmo a partilhar o palco com Amália Rodrigues num programa de televisão, a mesma artista que agora lhe serviu de inspiração.

Este ano, a juntar ao tema obrigatório – «Lisboa» – a letra da composição do Concurso teve como inspiração «Amália Rodrigues» numa homenagem à diva do Fado para assinalar o centenário do seu nascimento.

Com mais de duas décadas, este concurso organizado pela EGEAC – Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural, visa selecionar uma composição (música e letra), cujos atributos, tanto literários como musicais, melhor caracterizem a cidade de Lisboa, distinguindo todos os anos o tema vencedor com um prémio no valor de €5.500 (cinco mil e quinhentos euros).

Devido ao cancelamento das Festas de Lisboa deste ano, na sequência da pandemia do coronavírus, a composição vencedora será apresentada e interpretada por todos os participantes nas exibições e no desfile das Marchas Populares, no âmbito das Festas de Lisboa de 2021.